quarta-feira, 26 de outubro de 2011

                (IN)SEGURANÇA SOCIAL…
SEM DIREITOS, NÃO HÁ DEVERES!
ESTAMOS FART@S DO VOSSO TEATRO DE FANTOCHES!
A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA  DIZ:
Artigo 67.º
2. Incumbe, designadamente, ao Estado para protecção da família:…f) Regular os impostos e os benefícios sociais, de harmonia com os encargos  familiares;   
MAS NA REALIDADE:  há cada vez há mais desempregad@s ( mais de 700.000 em todo o país!) e os mais ricos que tudo gerem e mandam “comem tudo e não deixam nada”! Trabalhadores/as que pagam impostos superiores aos rendimentos que conseguem ter e famílias de desempregad@s que têm ENCARGOS que não podem suportar: VÊEM A LUZ E A ÁGUA CORTADAS, VÊEM-SE DESPEJADAS DAS HABITAÇÕES QUE JÁ NÃO PODEM PAGAR, VÊEM OS FILHOS PERDEREM APOIOS ESCOLARES – como em 2010 - E VÊEM UMA “SEGURANÇA SOCIAL”(?) CADA VEZ “MAIS FALIDA”(?), PORQUE NÃO VAI BUSCAR ÀS GRANDES FORTUNAS DE CAPITALISTAS, GESTORES E POLÍTICOS PROFISSIONAIS O QUE POSSA GARANTIR DE FACTO UMA VERDADEIRA SEGURANÇA SOCIAL PARA O POVO!
O QUE É QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS FAMÍLIAS DA MAIORIA DO POVO E AS DE Belmiros de Azevedo (SONAE), Mexias (EDP), Vitor Constâncio (ex Banco de Portugal), Granadeiro (PT), Faria de Oliveira (CGD), Fernando Pinto (TAP), Oliveira Fonseca (Metro do Porto) ou Fernanda Meneses (STCP) e tantos outros? NADA! Umas COMEM E GOZAM o que falta às outras: À MAIORIA!

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA  DIZ:
Artigo 63.º
3. O sistema de segurança social protege os cidadãos na doença, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.
...MAS NA REALIDADE, há mais de 2000 pessoas sem-abrigo só no Porto, há cada vez mais gente a ir comer aos refeitórios e carrinhas de socorro, há cada vez mais gente para quem a SEGURANÇA SOCIAL  NÃO ESTÁ A RESPONDER ÀS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS!...

 A CONSTITUIÇÃO DIZ  que  “todos têm direito à segurança social”…
…MAS NA REALIDADE o “direito” é o “direito” de quem tem mais dinheiro para iludir as leis que defendem os mais pobres…E a CONSTITUIÇÃO não se pode comer!  Não paga a casa, a luz, a água, os medicamentos, os transportes, a educação dos filhos! E os cortes nos apoios sociais que aí vêm com AS NOVAS MEDIDAS DE AUSTERIDADE impostas pelo FMI e Banco Europeu, IRÃO AGRAVAR AINDA MAIS ESTA SITUAÇÃO…!
A CONSTITUIÇÃO É LETRA MORTA ENQUANTO O POVO  NÃO SE ORGANIZAR PARA PROTESTAR, RESISTIR E OBRIGAR OS PODEROSOS DO ESTADO E DO DINHEIRO A NÃO TEREM PRIVILÉGIOS!                
NÓS, O POVO, SÓ SOMOS CADA VEZ MAIS POBRES PORQUE HÁ ALGUNS,  PROTEGIDOS PELO ESTADO, CADA VEZ MAIS RICOS!! IGUALDADE! JUSTIÇA! RESISTÊNCIA E LUTA SOCIAL!

INSEGURANÇA SOCIAL NÃO!

Organizemos ASSEMBLEIAS DE UTENTES DA (IN)SEGURANÇA SOCIAL!    ABAIXO A MISÉRIA E A BUROCRACIA!   ABAIXO O ROUBO DOS NOSSOS DIREITOS!   ABAIXO O CAPITALISMO QUE NOS SUGA!
Grupo de Trabalho “INTERVENÇÃO LABORAL”  da ASSEMBLEIA POPULAR (Porto-centro). Contacto: intervencaolaboral@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário